A utilização de frames apenas demonstra que o desenvolvedor está desinformado das técnicas mais modernas de desenvolvimento, já que os mesmos estão proibídos nas declarações de tipos de documentos mais modernos como (X)HTML/HTML Stric e transational e obsoleto no HTML 5.
A troca do foco entre frames se dará através de teclas como CTRL + TAB ou F6. Nem todos os leitores de tela podem identificar a existência de frames e, caso não haja indicação da sua existência, o uso apenas da tecla TAB poderá fazer com que o foco não saia do frame corrente, indo até o final do mesmo e sempre voltando para o início; ou o foco poderá mudar para o frame incorreto.
Duas boas alternativas são: utilização da diretiva #include e a utilização de templates.
6.1 Diretiva "#INCLUDE "
Esta diretiva permite incluir uma página ou trecho de página HTML dentro de outra página HTML, permitindo criar um template HTML estruturado sem a utilizção de frames.
Com a utilização deste recurso, você poderá inserir códigos HTML que se repetem em várias páginas sem a necessidade de utilizar frames, como por exemplo, cabeçalhos padrões e menu de opções.
Observação: A utilização deste recurso deverá estar habilitada no servidor web.
Exemplo do código
<!-- #include virtual="testedoinclude.htm" -->
Comentário do código
O texto do arquivo testedoinclude.htm será incluído na página atual.
6.2 Gestores de Conteúdo
Uma excelente alternativa não só para substituição dos frames como para desenvolver sites e ter seu conteúdo mantido de forma rápida e simples é o uso de ferramentas de gestão de conteúdo (CMS - Content Management System) como o Joomla!, o Drupal e o Wordpress, os mais conhecidos.